Cirurgia Bariátrica



Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento de redução do estômago como uma forma de tratamento da obesidade. Algumas pessoas precisam passar por essa intervenção cirúrgica quando o emagrecimento não acontece mais só controlando a alimentação e fazendo atividades físicas.

Antes de realizar a cirurgia bariátrica, a pessoa passa por vários exames para ter aprovação médica para a redução do estômago. Normalmente as pessoas que realizam essa cirurgia são as que estão em um nível de massa corporal superior a 40. 

É sempre importante estar atento a saúde e as consequências que o excesso de peso pode trazer para as nossas vidas. A pessoa que está acima do peso corre riscos de saúde como a diabetes, problemas respiratórios e cardíacos, hipertensão, entre outros.

Quem pode fazer

O paciente que passa pela cirurgia bariátrica percebe em pouco tempo os seus benefícios. Após a cirurgia, além da perda de peso, a pessoa já vai ter diminuído o seu risco de mortalidade, o fim de doenças como hipertensão e diabetes que normalmente são causadas pela obesidade, chances de maior longevidade e qualidade de vida.

O paciente precisa passar por exames e análises antes de ter aprovação para fazer a cirurgia de redução do estômago. Os três critérios para passar pelo procedimento são tempo da doença, índice de massa corpórea (IMC) e idade.

Para quem está com o IMC entre 35 e 40 kg/m² precisa ter presença de comorbidades. Para quem tem mais de 40 kg/m² não precisa de ter presença de comorbidades. Para o paciente que esteja com IMC entre 30 e 35 kg/m² também precisa ter presença de comorbidades e deve ter de um médico especialista da área a classificação grave em seu relatório.

No processo médico, o paciente desse caso também precisa de uma conclusão de intratabilidade clínica da obesidade por um endocrinologista. A idade também é um fator que conta para a aprovação da intervenção cirúrgica.

Contraindicações

Pacientes sem apoio familiar e com limitação intelectual, com algum transtorno psicológico ou psiquiátrico que não esteja controlado ou com doenças genéticas são contraindicados para a realização da cirurgia de diminuição da obesidade.

Como é feito o procedimento

Existem 5 tipos de cirurgias bariátricas aprovadas pelo Conselho Nacional de Medicina daqui do Brasil. São elas a Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico, Banda Gástrica, Duodenal Switch e a Gastroplastia Endoscópica.