Bronquite



Bronquite

Por conta dessa secreção, os brônquios acabam inflamando e diminuindo cada vez mais o espaço pelo qual o ar passa, causando ataques de tosse, que podem apresentar muco ou não, e falta de ar.

Muitas vezes, a doença pode ser confundida com outras que também afetam as vias respiratórias, como a asma. Por mais que os sintomas das duas sejam parecidos, os diagnósticos são diferentes, bem como o tratamento para cada uma delas. Portanto, o ideal sempre é procurar um médico quando você perceber algum sintoma anormal.

Tipos de Bronquite

Ao contrário de várias doenças, a bronquite apresenta apenas dois tipos diferentes: a aguda e a crônica. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo.

1 - Bronquite aguda

Esse tipo da doença é, na maioria das vezes, uma infecção viral dos brônquios e pode ser uma consequência de algum resfriado ou gripe que o paciente tenha pego anteriormente, da exposição intensa a fumaça ou de poluição no ar.

Nesse caso, a bronquite ataca e perdura por apenas alguns dias. Caso os sintomas permaneçam por mais tempo, é indicado que se tome muito cuidado, pois podemos estar diante da bronquite crônica, definição da doença que está a seguir.

2 - Bronquite crônica

A bronquite crônica normalmente acontece devido ao consumo excessivo do tabaco ou da forte exposição a poluição, duas substâncias que limitam o funcionamento dos brônquios e do trato respiratório, anatomia que vai desde o nariz até os alvéolos pulmonares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a bronquite é considerada como crônica quando os sintomas estão presentes por, pelo menos, 3 meses por ano e durante 2 anos consecutivos.

Quais são as causas da Bronquite?

Como já explicado, cada tipo de bronquite possui uma causa específica e você conhecerá cada uma delas a seguir.

Causa da Bronquite Aguda

A principal causa desse tipo de bronquite são vírus provindos de uma inflamação ou gripe anterior, podendo ser adenovírus, rinovírus, influenza, etc. Em casos mais raros, a bronquite aguda pode ser causada por bactérias.

Causa da Bronquite Crônica

No caso da bronquite crônica, a causa vem principalmente do tabaco, já que é ele que irrita as vias aéreas, causando, assim, a doença. Mas, além dele, a bronquite crônica também pode ser desenvolvida devido a exposição exagerada a poluição do ar ou ainda de alergias e infecções recentes.

A bronquite, muitas vezes, pode ser diagnosticada em pessoas de várias idades e, em sua maioria, no inverno.

  • A bronquite aguda é uma das doenças infecciosas do pulmão mais comuns que existem e é comum atingir crianças com menos de 5 anos de idade.
  • Já a bronquite crônica tem uma estimativa de atingir cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e aparece mais frequentemente em indivíduos com mais de 50 anos.