17 3621-6017 / 17 3621-5581 / 17 99145-2640 Rua 14, 2161 - Centro, Jales/SP
Pneumogastro
Dra. Helena: Seg - Sex: 8h - 12h Dr. Marcelo: Seg - Sex: 13h - 18h

Dúvidas Frequentes

Tire as principais dúvidas sobre gastroenterologia

Gastroenterologia é uma especialização médica que visa tornar apto o profissional que cuida do sistema digestório. Dessa forma, o especialista em gastroenterologia cuida de órgãos como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo.

É o especialista responsável por cuidar de doenças como hepatites, gastrites, úlceras, esofagite e pancreatite, entre outras. O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema que realiza a digestão no corpo humano.

Após uma consulta médica adequada, que inclui anamnese e exame físico, faz o diagnóstico da doença do paciente. Muitas vezes, são necessários exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia, entre outros, para a confirmação do diagnóstico. Então é proposto o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.

Pneumologia é a especialidade da Medicina que estuda e investiga doenças relacionadas com o mecanismo do aparelho respiratório, e toda sua estrutura, incluindo, pulmões (direito e esquerdo), traqueia e brônquios (direito e esquerdo).

É o profissional da área de Medicina que diagnostica, trata e acompanha pacientes com patologias pulmonares e respiratórias contraídas de diversas formas, indicando-lhes o melhor tratamento, ou ainda cirurgia torácica. As doenças respiratórias, como todas as outras, não devem ser negligenciadas, pois observando-se uma busca de solução adequada, estaremos zelando pela nossa saúde e bem-estar protegendo a nós mesmos e também à terceiros.

Entre os principais sintomas e doenças estudadas na pneumologia encontram-se: Asma, bronquite, tuberculose, apneia obstrutiva do sono, fibrose cística, entre outros. A incidência de doenças alérgicas respiratórias vem aumentando gradativamente, e assim como todas as outras, não devem ser negligenciadas, por isso deve-se procurar assistência de um especialista o quanto antes.